Português | English | Deutsche | Français | Castellano
Objectivos gerais e áreas de actividade
A ADDIS pretende INFORMAR, EDUCAR E INTERVIR na área da literacia na saúde.
A associação tem por objectivo promover a Saúde individual, familiar e ambiental, prevenir a doença e promover um padrão saudável e harmonioso de vida que conduza ao equilíbrio do Homem com a Natureza. Desse modo, valoriza a liberdade de escolha e a informação sobre evidências na prática clínica e científica, sem excluir as tradições medicinais ancestrais válidas e permanecendo independente de interesses económicos.
Pretende, por isso, melhorar as condições em que cada um de nós toma decisões conscientes na área da saúde e da qualidade de vida, dando resposta ao utente, e preocupando-se sobretudo com o seu ponto de vista.
A ADDIS pretende melhorar as condições em que cada um de nós toma decisões conscientes na área da saúde. Deverá desenvolver a sua acção em diversas áreas que se relacionam directamente com a qualidade de vida, com a promoção da saúde, com a Medicina Natural e com todas as terapias existentes e conhecidas, dando resposta ao utente, i.e. a qualquer requisitante que procura informação, e atendendo sobretudo ao seu ponto de vista.
Educar para a profilaxia e para o aumento dos níveis de consciência é uma das suas prioridades, a par da denúncia, do esclarecimento e do contributo cívico activo.
Três grandes áreas foram definidas: MEDICINA (Medicina Alopática, Medicina Natural e Vacinação), ALIMENTAÇÃO (Agricultura e Consciência Alimentar, que inclui Nutrição e Segurança alimentar) e AMBIENTE (Água, Ar e Geoambiental). Cada uma delas deverá aglutinar diversas facetas, de cujas preocupações facultaremos, a seu tempo, informação mais detalhada, de acordo com o Plano Estratégico da associação.
A ADDIS pretende INFORMAR, EDUCAR E INTERVIR, tornando-se um recurso credível, de referência e com visibilidade na promoção, educação e literacia na saúde.
Tem ainda como objetivos gerais:
- Promover e divulgar a saúde no seu conceito filosófico mais amplo e na ligação com todos os factores humanos, económicos, sociais e ambientais fundamentais à sua preservação.
- Defender e proteger os direitos e garantias de acesso total dos seres humanos à qualidade de vida e ao bem-estar inerentes a uma vida plena.
- Proteger os interesses e direitos dos utentes de saúde (nomeadamente, a sua segurança): direito à informação, à liberdade de escolha, à recusa ou consentimento (incluindo a objecção de consciência), à reclamação e à decisão informada.
- Construir uma imagem positiva junto do público, de forma a conseguir angariar causas, voluntários e sócios que mais tarde permitam informar, educar e também intervir na sociedade.
Ao atingir um mínimo de 3000 associados, a ADDIS terá reunido condições para representar todos os cidadãos preocupados com estas matérias junto da Direcção Geral de Saúde. A ADDIS deverá tornar-se cada vez mais presente na sociedade civil, desenvolvendo acções de formação por todo o país, criando uma rede nacional de terapeutas e clínicas, divulgando documentos e notícias e intervindo, quando necessário, junto das instâncias legais, ou fazendo-se ouvir nos media em situações oportunas.