TÉCNICAS DE LIBERTAÇÃO EMOCIONAL ou EFT™ ou TAPPING

Por Caroline Morel

Em https://www.annuaire-therapeutes.com/therapies/

Comentários entre [.] por I.S.

 O EFT™ para restabelecer a saúde emocional

 O EFT™ foi criado no início dos anos 1990 por um engenheiro americano chamado Gary Craig.

O EFT™ é uma terapia energética holística que se baseia na estimulação de pontos precisos do corpo, para tratar perturbações emocionais. Esta terapia, que recebeu o nome de «Emotional Freedom Techniques™» ou Técnicas de Libertação Emocional, foi buscar as suas origens à Medicina Tradicional Chinesa, e pode ser considerada como uma acupunctura sem agulhas.

A estimulação energética preconizada pela EFT faz-se através de toques ligeiros e consecutivos, com as pontas dos dedos, sobre pontos de acupunctura situados no rosto, nos membros ou no tronco. Estes pontos encontram-se sobre os meridianos que, segundo a Medicina Tradicional Chinesa (MTC), são os canais por onde circula a nossa energia vital. Restabelecendo uma circulação energética adequada, a EFT vai estimular o cérebro límbico e reptiliano, para recondicionar certas emoções ou reacções que nos perturbam. Estimulando os circuitos energéticos do nosso corpo, a EFT permite reactivar a circulação da energia vital, eliminar as perturbações e restabelecer a saúde emocional. Assim, a EFT é uma disciplina que considera que as emoções negativas são o resultado directo de uma perturbação da nossa energia corporal.

Para além das rondas que consistem em bater ligeiramente, e repetidamente, em pontos dos meridianos, a EFT tem igualmente uma dimensão psicológica. Com efeito, é necessário repetir pensamentos positivos para poder desenvolver, pouco a pouco, um novo equilíbrio corporal e mental.

 Uma sessão com um terapeuta de EFT™: para quem e por quê?

A EFT é uma técnica que pretende libertar bloqueios inconscientes e canalizar as emoções negativas do quotidiano, ou as que estão ligadas ao futuro, com o objectivo de diminuir o sofrimento psíquico ou emocional. Traumas antigos, medos diversos, gestão do stress, distúrbios alimentares, adições, são alguns exemplos de situações que a EFT pode ajudar a resolver. A EFT pode ainda revelar-se eficaz para as pessoas que sofrem de depressão, insónia ou problemas de fertilidade.

Também pode permitir eliminar fobias ligadas a um acontecimento traumático. Para as crianças, ela é utilizada nos casos de terrores nocturnos ou de enurese (perda involuntária de urina durante o sono de uma criança com 5 ou mais anos de idade).

Assim, a EFT cobre uma vasta gama de problemas, desde os mais benignos aos mais graves (violação, agressões). Esta disciplina tem cada vez mais sucesso no mundo, pois é muito simples de implementar e praticar.

Algumas informações úteis sobre uma sessão de EFT™

Com quem?

Apesar de existirem diversas formações em EFT, existe uma Certificação Internacional da EFT Foundation e Selo de Certificação em Master Practitioner. O terapeuta EFT pode ser psicólogo, sofrologista, acupunctor, especializado em medicina energética ou MTC. Com efeito, a EFT é uma excelente terapia complementar a outras terapias [ditas alternativas].

Decorrer de uma sessão

Na primeira consulta o terapeuta vai conversar com o paciente de modo a conhecer a sua história e identificar o problema a tratar. Uma vez fixado o objectivo, e identificada a questão, o terapeuta vai bater ligeiramente (tapping) em sequências de 7 a 10 vezes, com a ponta dos dedos, em certos pontos energéticos situados sobre os meridianos do paciente. Durante este período o paciente deve repetir uma afirmação positiva relacionada directamente com o trauma ou os problemas. A terapia EFT vai assim proceder à reprogramação do cérebro substituindo as emoções negativas por emoções positivas. Os pontos energéticos sobre os quais se vai tocar estão situados em locais precisos: o rosto, as mãos e mesmo no tronco. O terapeuta escolherá onde convirá estimular os canais energéticos, em função do problema do paciente.

O terapeuta pode também combinar diversas sequências de batidas sobre diferentes locais, para aumentar a eficácia da terapia, no caso específico de cada patologia. Em geral são necessárias 1 a 5 sessões para os problemas simples, mas o ritmo e a duração do tratamento serão determinados em função da complexidade de cada situação. Além disso, é possível praticar EFT em sessões de grupo ou sozinho.

[O site oficial da EFT é https://www.emofree.com/, havendo em Portugal um site que apresenta formação certificada, grupo e página no facebook.]

Interações do Leitor

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *