MÉTODO VITTOZ

Por Lucile de La Reberdière

Em https://www.annuaire-therapeutes.com/index-des-disciplines

Extinguir a tagarelice mental com a ajuda dos cinco sentidos

Elaborada nos primeiros anos do século XX pelo Dr. Vittoz, o método apoiava-se já no princípio da plasticidade cerebral antes que as neuro-ciências a tivessem descoberto. Continua a ser uma técnica muito actual para controlar, sem riscos, a actividade do cérebro graças às sensações do corpo.

Uma sessão: para quem e para quê?

O Doutor Roger Vittoz interessou-se desde 1906 pela gestão do stress, das emoções e dos traumatismos. Consciente de antemão do poder do momento presente no relaxamento, desenvolveu um método global de melhor-estar a partir do adestramento do cérebro. O Dr. Vittoz colocou a hipótese de que o cérebro é incapaz de receber e emitir ao mesmo tempo. Para pôr os pensamentos em repouso, convém adaptar a função de receptividade ao utilizar os cinco sentidos.

Próximo do treino mental da “plena consciência” que conhece um grande sucesso hoje em dia, Vittoz elaborou exercícios simples baseados na percepção sensorial. A técnica inclui exercícios de visualização, respiração, alinhamento e gestão das emoções. Apoiando-se, antes das outras pessoas, no princípio da plasticidade cerebral, o Dr. Vittoz considerou que estas práticas instalam hábitos cerebrais positivos. A sua abordagem, muito concreta na forma, como nos princípios, permite reduzir os pensamentos parasitas, apaziguar o mental sobrecarregado e retroceder, no caso dum pico de stress.

O método Vittoz ajuda igualmente a desenvolver a receptividade, favorece a concentração, a auto-estima e melhora o sono. Está indicada tanto nos adultos como nas crianças.

Algumas informações úteis sobre uma sessão

O praticante formado no método Vittoz poderá propor exercícios simples, fáceis de reproduzir em casa ou em caso de situações de stress. O exercício da espiral, traçado mentalmente ou sobre um papel, permite a uma pessoa que se sente mentalmente dispersa ou que deve enfrentar um acontecimento stressante de encontrar de novo o seu centro.

O exercício do número um, que simboliza o regresso à unidade, permite deixar de lado o que se ia fazer para reencontrar o estado de presença em si mesmo. O sinal do infinito ajuda a desenvolver uma maior clareza de espírito e uma melhor concentração.

Os praticantes do método Vittoz recebem o certificado após uma formação de três anos. O método é praticado, muitas vezes, por profissionais similares, tais como sofrologistas ou hipnólogos.

Interações do Leitor

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *