MÉTODO MÉZIÈRES

Por Caroline Morel

Em https://www.annuaire-therapeutes.com/index-des-disciplines

O Método Mézières: distender os músculos para acalmar as dores

O método Mézières é uma terapia holística de reeducação postural que visa relaxar as tensões dos músculos para diminuir as dores. Este método, criado pela terapeuta de cinesiologia Françoise Mézières, considera que os músculos do corpo estão ligados uns aos outros e formam uma cadeia muscular que é influenciada pelas tensões que uma pessoa acumula ao longo de toda uma vida. O método Mézières considera também que o corpo e as emoções estão ligadas, porque um traumatismo que seja físico, psíquico ou emocional, cria tensões e retracções musculares que podem engendrar dores de compensação (escolioses, lordoses, compressões, deformações da coluna).

Ao ajudar o paciente a tomar consciência do seu corpo, o método Mézières vai trabalhar as cadeias musculares para as alongar, distender e re-harmonizar. A terapia trabalha a par da respiração do paciente, porque esta influencia a postura e a energia corporais, através da caixa torácica e da coluna vertebral.

Uma sessão para quem e para quê?

O método Mézières considera que todo o traumatismo fabrica uma cadeia de reacções de defesa, que levam a tensões musculares, deformam o esqueleto e geram dores. A teoria está fundamentada sobre o princípio que se um problema reflecte um sector do corpo, pode repercutir-se noutro, mais ou menos afastado.

A terapia Mézières vai permitir escapar ao enfraquecimento muscular e chegar às origens da dor ao tratar a rede muscular. A terapia Mézières dirige-se, mais especialmente, às pessoas que sofrem de dores de costas, de desvios da coluna vertebral, de nevralgias, de certas patologias respiratórias ou de tensões devido ao stress.

Porque necessita duma participação activa do paciente e dum verdadeiro comprometimento e motivação deste, o método Mézières não é indicado para crianças jovens, que são menos cooperantes. Com efeito, a terapia obriga o paciente a comprometer-se num processo que pode ser longo, com sessões numerosas. É desaconselhado a mulheres grávidas, assim como a pessoas que sofram de patologias graves ou de infecções.

Algumas informações úteis sobre uma sessão

Com quem?

São os terapeutas de cinesiologia com um diploma do Estado que praticam o método Mézières. É uma formação específica da profissão que se faz em dois anos. Os terapeutas praticam geralmente numa clínica e num gabinete privado nos centros de readaptação, de fisioterapia e de cinesioterapia.

(…) Os objectivos do terapeuta que utiliza o método Mézières serão tratar uma dor no momento em que ela aparece ou praticar sessões de consulta para evitar a recaída ou de agir de forma preventiva para intervir antes que os problemas se declarem.

Desenvolvimento duma sessão

A primeira sessão consiste sempre numa avaliação, uma entrevista entre o terapeuta e o paciente, que vai determinar quais são as dores, as deformações, as tensões, os problemas posturais ou as obstruções funcionais de que sofre o paciente.

O terapeuta fará em seguida uma série de testes localizados para reparar os bloqueios, o que lhe permite elaborar o programa de reeducação personalizado. Faz uma série de massagens específicas no local que vão distender os pontos dolorosos. Pode também praticar estas massagens em alternância com as mobilizações ou os estiramentos, ou certos gestos que ajudam a respiração do paciente a ser mais amplas, para libertar o diafragma e a caixa torácica.

A duração duma sessão é de cerca de uma hora, porque é preciso tratar o corpo na sua globalidade, integrando-se-lhe o aspecto proprioceptivo (tomada de consciência) e educativo para o paciente. Os exercícios propostos pelo terapeuta poderão ser mais ou menos exigentes em função das capacidades do paciente, mas respeitando sempre a “não-dor”. Recomenda-se fazer uma sessão por semana para obter um bom resultado.

O número de sessões varia em função da complexidade da patologia mas em média é preciso uma dúzia de sessões para obter resultados. Algumas sensações podem manifestar-se durante uma sessão: frio, fadiga, formigamentos nas extremidades, cãibras, choro ou riso instantâneos. Estas sensações são, em geral, de curta duração e sem consequências.

Interações do Leitor

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *