Por Lucile de La Reberdière
Em https://www.annuaire-therapeutes.com/index-des-disciplines
Libertar as vértebras para suprimir a asma e a inflamação
Com o nome do seu criador, falecido em 2016, o Método Gesret® é uma abordagem corporal que visa sobretudo suprimir a asma, procurando a causa mecânica da doença. Reputada graças a uma excelente divulgação "boca a boca", esta técnica foi validada em 2004 pelo serviço de pneumologia do hospital Warquignies, na Bélgica.
Uma sessão para quem e para quê?
O método baseia-se na neurofisiologia e na noção de "informações fantasma". Segundo Jacques Gesret, as restrições da mobilidade articular provocam o nascimento de mensagens fantasma que o sistema nervoso central interpreta, por engano, como sendo verdadeiras. São as reacções imunitárias que vão criar em resposta a essas falsas mensagens que vão gerar a doença.
Gesret tinha descoberto que a má posição das vértebras levava muitas vezes a uma compressão das fibras dos nervos e a um déficit na transmissão da informação nervosa. Com base nas mobilizações ósteo-articulares, a sua técnica manual ajuda a reposicionar correctamente as vértebras, a fazer cessar as mensagens fantasma e a dissipar o disfuncionamento imunitário.
O método ajuda a pessoa a libertar-se dos sintomas da asma e de outras doenças crónicas como otites repetidas, anginas, dores de cabeça, alergias, síndroma do canal cárpico, eczema ou psoriasis. Permite, além disso, estabilizar o surgimento de doenças auto-imunes.
Algumas informações úteis sobre uma sessão:
A abordagem Gesret é um reequilíbrio articular, costal e vertebral, realizado com a ajuda duma massagem específica. O protocolo, construído com apoios e tracções, liberta os neurónios sensitivos e realinha a pessoa sobre os seus eixos naturais.
Algumas dessas más posturas vertebrais são frequentemente observadas nas pessoas asmáticas. Algumas estão implicadas noutras patologias de tipo inflamatório. É esse conhecimento do alinhamento da coluna que permite ao técnico deste método tratar problemas em poucas sessões, com resultados duradouros de vários meses.
Ainda bastante confidencial, o método é transmitido, mas os praticantes muito pouco numerosos.
Uma sessão:
Uma sessão dura 45 minutos a 1 hora: uma entrevista que permite recolher as informações sobre a história da pessoa, um exame para procurar os desequilíbrios e depois as mobilizações, segundo um encadeamento muito balizado.
Deixe um comentário