MEDICINA DENTÁRIA HOLÍSTICA ou ODONTOLOGIA HOLÍSTICA ou ESTOMATOLOGIA HOLÍSTICA

Por Lucile de La Reberdière

Em https://www.annuaire-therapeutes.com/index-des-disciplines

Os dentes como reflexo do espírito

A estomatologia holística é uma abordagem global dos cuidados dentários. É praticada por cirurgiões-dentistas diplomados que acrescentaram à sua formação um curso em técnicas de cuidados naturais.

Uma sessão para quem e para quê?

Enquanto o dentista clássico trata as alterações dentárias a partir dos seus sintomas localizados, a medicina dentária holística tem em conta o estado geral de saúde do paciente: considera que o estado dos dentes está directamente relacionado com o estado do espírito do paciente.

A abordagem tem por alvo uma cartografia emocional da boca: os dentes de cima correspondem ao ser, os de baixo ao ter. Os molares reflectem a nossa relação com os outros, enquanto os incisivos reenviam para a família.

Os dentistas holísticos admitem, por exemplo, que o stress e a depressão estão muitas vezes ligados a problemas dos molares.

Os problemas de dentes também podem ter origem em desequilíbrios energéticos. Como a medicina tradicional chinesa, a estomatologia holística estabelece uma relação entre o dente e os rins, sede da vitalidade.

Quando a imunidade diminui ou durante uma gravidez, que custa muita energia à futura mãe, é frequente surgirem problemas dentários. A consequência desses factores psico-emocionais é agravada pela colocação de amálgamas dentárias à base de metais pesados como o mercúrio, potencialmente tóxico. Esta corrente alternativa na estomatologia afirma que esses compósitos podem levar a perturbações do sono, à melancolia ou à agressividade. Permite tratar cáries, gengivites, parotidites, sensibilidade ao açúcar e ao frio ou ainda infecções de forma tão eficaz quanto a estomatologia tradicional.

O método permite realizar um trabalho emocional e energético para restaurar o estado de saúde global, lançando um olhar novo sobre esta zona do corpo, diariamente solicitada ao longo de toda a vida.

Algumas informações úteis sobre uma sessão

De posse da mesma expertise que os outros dentistas, os dentistas holísticos colocam a noção de energética dentária na base do seu trabalho. Por um lado, os tratamentos não integram nem mercúrio nem flúor nas amálgamas, substituindo-os por compósitos à base de cerâmica ou de ouro e de pensos à base de óleos essenciais. Por outro lado, é realizada uma descodificação dentária que permita aceder à eventual raiz emocional do problema.

Tendo tido a mesma formação sobre as técnicas cirúrgicas que os seus colegas não holísticos, os profissionais tratam e aconselham em todo o tipo de intervenção com uma visão mais global das perturbações e dos seus efeitos sobre a saúde global.

Interações do Leitor

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *