MASSAGEM TUI-NA

Por Marie Courtneau

Em https://www.annuaire-therapeutes.com/index-des-disciplines

Massagem Tui Na: um recurso de excelência na Medicina Tradicional Chinesa

A arte da massagem Tui Na (às vezes denominada simplesmente "massagem chinesa") é um instrumento completo, complexo e central da Medicina Tradicional Chinesa, a par da acupunctura, da dietética chinesa, da farmacopeia (plantas medicinais) ou dos exercícios energéticos (tai-chi e Qi Gong). É a técnica manual de massagem comummente utilizada na China, sobretudo nos hospitais.

Esta arte salutar milenar requer na China muitos anos de estudo (até 5 anos) e de integração dos princípios da Medicina Tradicional chinesa. "Tui" significa "empurrar" e "Na" significa "segurar", o que corresponde às duas manipulações mais utilizadas.

Por vezes encontra-se também a terminologia "An Mo" em referência a duas outras técnicas. "An Mo" designa, tradicionalmente, uma massagem mais básica (de bem-estar) e menos elaborada que o Tui Na.

Uma das especificidades da massagem Tui Na é o número de manipulações possíveis: mais de 300, das quais cerca de 30 de base para a globalidade do corpo, com múltiplas variantes rigorosamente ensinadas e classificadas.

Recurso de tratamento de excelência na China, é uma massagem terapêutica energizante e dinamizadora dentro do conceito médico chinês que consiste na harmonização da energia (Qi).

Uma sessão para quem e para quê?

Exercida dentro das regras da arte por um técnico formado em bases da Medicina Tradicional Chinesa, o Tui Na parece ser um recurso formidável de prevenção e de manutenção da saúde, dirigido a toda a gente (salvo as contra-indicações clássicas para massagens, como estados febris, feridas recentes, infecções, inflamações agudas, flebites e varizes…). Em grávidas ou pessoas com problemas cardíacos ou de diabetes, a prudência é necessária, havendo pontos a evitar.

A massagem Tui Na é recomendada sobretudo para dinamizar o corpo, estimular as defesas imunitárias, regular o stress e a ansiedade mas também em caso de tensões musculares (após grandes cargas de trabalho ou más posturas). Também pode aliviar males correntes como as dores de cabeça, a prisão de ventre ou as constipações.

Algumas informações úteis sobre uma sessão

Com quem

Os cinesioterapeutas com formação podem fazer estas massagens, assim como praticantes de medicina chinesa (fala-se, nesse caso, em massagem de bem-estar.

Uma sessão

Idealmente a sessão realiza-se com prescrição de um terapeuta de medicina chinesa na sequência de uma avaliação energética prévia, em complemento de outros tratamentos (acupunctura, dietética…). Se não for o caso, o terapeuta estabelece normalmente uma avaliação energética prévia a fim de determinar as manipulações de que o paciente precisa.

A Massagem Tui Na efectua-se normalmente com o paciente alongado sobre um cobertor no chão ou uma mesa de massagem e vestido com roupas amplas e leves (certos movimentos com óleo podem, assim, ser impossíveis). Conforme a idade, a constituição e os problemas do indivíduo, o terapeuta utiliza diferentes partes do corpo para massajar (palmas da mão, polegar, dedos, base da palma da mão, perfil da mão, antebraço, cotovelos) e uma força e movimentos variáveis: esfregando, em oscilação, sacudindo, fazendo vibrar, pressionando, puxando, alongando… O terapeuta empenha-se no trabalho sobre zonas reflexas do corpo e articulações e segue, geralmente, os meridianos de acupunctura.

Alguns pontos dolorosos deverão ser trabalhados para libertar bloqueios da energia. Antes da sessão, deve evitar-se comer muito e depois dela deve beber-se bastante (água, bebida quente.) para eliminar as toxinas.

Interações do Leitor

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *