MASSAGEM SUÉCA

Por Lucile de La Reberdière

Em https://www.annuaire-therapeutes.com/index-des-disciplines

Descontrair os músculos mais profundos

A massagem sueca é uma técnica moderna de massagem de bem-estar. Foi inventada pelo médico Per Henrick Ling na universidade de Estocolmo no século XIX. Este médico elaborou uma série de manobras corporais que permitem obter efeitos semelhantes aos que são obtidos com a prática de ginástica, com o objectivo de sustentar o treino e a recuperação de grandes desportistas. A massagem sueca visa sobretudo o relaxamento e o reforço musculares.

A massagem sueca caracteriza-se por um trabalho preciso e profundo sobre todos os grupos musculares do corpo: trapézios, ombros, braços, costas, pernas. Utilizando uma pressão suave ou mais firme, alivia tensões, favorece a circulação sanguínea e favorece a drenagem do ácido láctico e úrico, de toxinas e de lixo no organismo. Amolece tendões e ligamentos e proporciona uma sensação de relaxamento global. Alivia ainda o efeito de curvaturas e contracturas físicas ou emocionais e reforça a mobilidade articular.

Como todas as massagens de bem-estar, ajuda a gerir melhor o stress e a ansiedade, graças à sua acção directa sobre o sistema nervoso.

A massagem sueca é muito popular junto dos desportistas. É contra-indicada para grávidas e para pessoas com perturbações venosas ou cardíacas.

Algumas informações úteis sobre uma sessão

O massagista utiliza diferentes manobras de natureza bastante técnica: o afloramento, a fricção ou ainda as precursões em função do efeito procurado. O praticante deve ter a capacidade de identificar as zonas de tensão do paciente e adaptar os gestos e a intensidade.

Praticada em consultório ou em SPA, esta massagem segue um protocolo que deve adaptar-se às necessidades específicas da pessoa massajada. É uma massagem de bem-estar e não um tratamento/terapia. O toque deve sempre respeitar o pudor da pessoa que a recebe.

É possível receber uma massagem pontual ou várias, no quadro duma série de sessões. Pode ser completada por outros protocolos, como a massagem californiana, mais suave e envolvente.

Desenvolvimento duma sessão

O massagista com uma boa formação saberá questionar a pessoa sobre dores eventuais antes de iniciar. A massagem é praticada sobre uma marquesa, com a pessoa deitada e com o auxílio de um óleo de massagem neutro, como óleo de sésamo.

A sessão dura uma hora a uma hora e trinta, por vezes duas horas e é seguida por algum tempo de integração dos benefícios.

Interações do Leitor

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *