MASSAGEM CALIFORNIANA

Por Caroline Morel

Em https://www.annuaire-therapeutes.com/index-des-disciplines

Massagem californiana: para alcançar relaxamento psico-corporal

A massagem californiana é uma massagem completa do corpo, dos pés à cabeça, que tenta proporcionar relaxamento e descompressão. Trata-se duma abordagem global que permite acordar as sensações psico-corporais calmantes, conseguindo conduzir a um relaxamento profundo.

Surgida nos anos de 1970 na Califórnia, era praticada por aqueles que defendiam a libertação do corpo e o equilíbrio global. Esta massagem “New age” desenvolveu-se, depois, nos anos de 1980 no sentido da profissionalização e tornou-se popular. Hoje é uma das formas de modelar o corpo mais procuradas nos institutos de beleza.

Suave, profunda e ampla, ao mesmo tempo, esta massagem permite fazer circular os fluidos venosos e linfáticos no organismo a fim de restabelecer o equilíbrio físico e psicológico. Para além de permitir modelar grupos musculares, pode também incluir estiramentos, aproximações ligeiras ou pressão forte sobre pontos concretos do corpo para distender os músculos no seio das suas fascias e para aliviar as tensões, tenham elas origem em tendões, ligamentos ou em factores de ordem psicológica.

Os movimentos do massagista vão relançar o dinamismo global do organismo ajudando a libertar certas zonas congestionadas ou com contracturas. Permitem também drenar e ajudar a eliminar os excessos de fluidos do organismo.

Para quê e para quem?

O massagista procura proporcionar relaxamento completo trabalhando as massas musculares, o sistema linfático, mas também os pontos energéticos e os meridianos do corpo. Esta acção revela-se benéfica para o descongestionamento de certas partes do corpo (tornozelos dolorosos, pernas cansadas), para a dinamização de certos órgãos (intestinos, rins), a libertação de pontos dolorosos (costas, pescoço, aponevroses).

Como a massagem californiana percorre todas as partes do corpo (costas, pernas, pés, peito, abdómen, braços, mãos, pescoço e cabeça), ela traz a cada zona os benefícios que lhe são necessários. É também um modo excelente de desintoxicação do organismo. É, aliás, recomendado beber água antes duma sessão, para facilitar uma eliminação máxima de toxinas.

Por outro lado, o relaxamento, a acalmia e mesmo a sensação de desprendimento que ela provoca, pode ajudar a libertar emoções recalcadas, stress ou angústia. Pode ainda ser uma ajuda em caso de insónias, de irritabilidade ou depressão.

Algumas informações úteis sobre uma sessão

Com quem?

Pode ser praticado por profissionais de saúde ou de estética e bem-estar que fizeram uma formação.

Uma sessão

A pessoa está deitada numa marquesa em roupa interior e coberta por uma toalha nas zonas que não estão a ser massajadas. O massagista escolhe um óleo de massagem ao qual pode adicionar óleos essenciais, cujas propriedades trarão benefícios suplementares à pessoa massageada. O corpo inteiro é percorrido, segmento por segmento (costas, membros e extremidades, pescoço e ombros, crânio e rosto) à excepção das zonas íntimas. A massagem respeita sempre o pudor da pessoa massageada e não deve nunca hesitar em dizer ao seu massagista que deseja que ele evite zonas específicas, se prefere uma massagem mais vigorosa ou mais suave ou se certas zonas são mais dolorosas ou sensíveis.

Esta massagem é interdita a pessoas que sofram de flebite. É contra-indicada para pessoas com doenças cardíacas ou circulatórias, que têm diabetes, feridas ou entorses.

As crianças podem ser massajadas, mas a pressão deve ser adaptada à sua idade e corpulência.

Interações do Leitor

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *