MASSAGEM AMMA-SENTADO

Por Marie Courtneau

Em https://www.annuaire-therapeutes.com/index-des-disciplines

Massagem Amma sentado: a versão sentada e nómada do Shiatsu, ao domicílio ou no trabalho.

A massagem Amma (ou Anma) é a antepassada do Shiatsu. Foi desenvolvida no Japão há 1300 anos, a partir de princípios da medicina tradicional chinesa. Visa restabelecer a circulação de energia no corpo, no quadro duma abordagem preventiva e de manutenção da saúde através duma série de acções aplicadas em 148 pontos situados ao longo dos meridianos, dos músculos e das articulações.

A massagem Amma completa é praticada sobre a globalidade do corpo deitado, enquanto a massagem Amma sentado é mais breve e realizada com a pessoa sentada numa cadeira apropriada. Foi desenvolvida nos E.U.A. por David Palmer. Formado por um mestre japonês em Amma tradicional, inventou este método de massagem sobre cadeira, particularmente desenvolvido hoje em dia em empresas ou lugares de passagem e de espera (por exemplo, aeroportos).

Uma sessão para quê e para quem?

Esta massagem dirige-se a toda a gente. Como em qualquer massagem, a prudência é necessária no caso de grávidas (algumas manipulações são proscritas), e de pessoas com problemas circulatórios (varizes, trombose...), com cicatrizes recentes ou com patologias pesadas ou agudas (febre elevada, tumor...).

Em todos os outros casos, proporciona um estado de relaxamento geral, ao mesmo tempo que energiza (depois duma sessão pode voltar para o trabalho). É particularmente interessante em caso de fadiga, de stress e de dores músculo-esqueléticas, favorecendo também a eliminação de toxinas.

Algumas informações úteis

Com quem:

Consulte um técnico de shiatsu que tenha realizado um curso completo de formação em escolas reconhecidas.

Uma sessão

Em contexto terapêutico, o técnico efectua previamente um balanço de saúde (observação, diálogo, tomada de pulso...) antes de iniciar a massagem.

Esta é feita com a pessoa vestida, sentada numa cadeira confortável e ergonómica e associa pressões, precursões, vibrações, batidas e afloramentos segundo uma ordem precisa chamada “Kata”. As Katas (termo japonês) são as séries, encadeamentos e gestos específicos a realizar.

A massagem dura, em geral, 15 a 20 minutos, seguindo uma ordem concreta: ombros, costas, nuca, anca, braços, mãos e cabeça. Idealmente, pratica-se duas a três vezes por mês

Interações do Leitor

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *