HEILPRAKTIKER

Por Lucile de La Reberdière,

Em https://www.annuaire-therapeutes.com/index-des-disciplines,

(com comentário de Isabel Silva a laranja)

O terapeuta multi-facetado que vem da Alemanha

Heilpraktiker é um termo que designa um terapeuta em saúde natural na Alemanha e nos países de língua germânica como a Suíça e a Bélgica. Heilpraktiker é o equivalente do ofício de Naturopata.

Uma sessão: para quem e para quê?

Como o naturopata, o heilpraktiker pratica uma abordagem de saúde holística, o que quer dizer que tem em consideração o equilíbrio do corpo assim como do espírito. O seu trabalho consiste em distribuir conselhos de higiene de vida, a título preventivo, ou como tratamento natural dos problemas identificados na consulta.

O heilpraktiker tem uma formação pluridisciplinar. Apoia-se em diversas medicinas alternativas, entre as quais a fitoterapia, a aromaterapia, a iridologia, a dietética, a irrigação do cólon, a reflexologia, a drenagem linfática, a gestão do stress ou o acompanhamento psico-emocional, etc. Algumas delas foram desenvolvidas na Alemanha como a mesoterapia, os sais minerais de Schussler ou ainda a medicina orto-molecular. As consultas com um heilpraktiker são recomendadas a pessoas saudáveis que desejam preservar a saúde, assim como a pessoas afectadas por problemas disfuncionais: problemas digestivos, insónia, stress, ansiedade, fadiga, carências alimentares, problemas de peso ou ainda dores crónicas. O seu acompanhamento é complementar de tratamento médico alopático.

Algumas informações úteis sobre uma sessão com um Heilpraktiker

O heilpraktiker efectua um exame de saúde a partir de um questionário e de uma consulta, baseado em técnicas de observação variáveis segundo o terapeuta e a problemática apresentada pelo paciente: medir o pulso; analisar a íris, a pele, as unhas, a língua, a postura … Ele estabelece recomendações naturais que se apoiam frequentemente numa alteração alimentar natural, em suplementação alimentar adaptada, no exercício físico, na relaxação e em certas técnicas específicas mencionadas acima. O estatuto de heilpraktiker é entregue aos terapeutas aprovados em exame de medicina clínica do Ministério da Saúde na Alemanha, ou aprovado pelos critérios da União Europeia Heilpraktikers. É enquadrado por uma deontologia profissional rigorosa.

Interações do Leitor

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *