Por Lucile de La Reberdière
Em https://www.annuaire-therapeutes.com/index-des-disciplines
Harmonizar as emoções no quotidiano
O Doutor Bach, médico e homeopata britânico que morreu em 1936, dedicou a sua vida à investigação em busca de tratamentos naturais que tivessem em consideração o histórico, o modo de vida e as emoções do indivíduo, e não apenas o seu sintoma. Desenvolveu um método terapêutico por maceração alcoólica de plantas, dando-lhe o seu nome.
Uma sessão para quem e para quê?
Os florais de Bach ou elixires florais de Bach consistem em 38 soluções obtidas a partir de uma planta específica. Estes preparados líquidos são obtidos por infusão solar, de acordo com um método que é ainda hoje praticado no Centro Bach no Reino Unido.
Para alguns deles, as pétalas de flores colhidas são colocadas em água mineral solarizada durante 3 horas. Outras passam por uma etapa de ebulição: a água em que repousaram é filtrada e é-lhe adicionado álcool para estabilizar a fórmula. Obtêm-se tinturas-mãe, que são depois diluídas com Brandy, e colocadas em pequenos frascos de pipeta.
Cada flor é seleccionada pela sua acção sobre uma emoção ou estado de alma. São classificadas em 7 famílias de problemáticas fundamentais: o medo, a hipersensibilidade às ideias e às influências, a solidão, a falta de interesse pelo presente, o desespero e desalento, a incerteza e a sensibilidade excessiva à vida dos outros.
Consoante as emoções a harmonizar, encontrar-se-á uma flor associada a uma necessidade chave. Por exemplo: Elm (Ulmeiro) para desenvolver segurança: “quero sentir-me menos assoberbada”; Walnut (Avelaneira) para a resiliência: “gostaria de ser menos sensível ao que os outros dizem de mim”; Schlerantus para acompanhar uma escolha: “hesito entre dois caminhos”; Holly (Azevinho) para a benevolência, contra o ódio, a desconfiança ou a inveja; ou ainda Agrimony (Agrimónia) para a sabedoria, para os que escondem sentimentos negativos por trás de cara alegre: “tenho a impressão de fingir”.
A acção dos florais de Bach opera no nível energético e actua por tomada de consciência da necessidade. Vamos tomá-los quando temos necessidade de nos conectarmos com o que sentimos, de nos ouvirmos e de iniciar uma transformação interior. Star of Bethléem (reconforto depois de um choque ou stress), White Chesnut (serenidade) e Mimulus (confiança) são os mais apreciados.
O 39º Floral de Bach é o remédio Rescue, uma fórmula de ajuda expresso que combina 5 flores e se usa de forma pontual, para enfrentar uma situação passageira (stress, exames, …). Pode também ser aplicada directamente na pele em caso de picada de insecto por exemplo.
Deixe um comentário