DO IN

Por Marie Courtneau

Em https://www.annuaire-therapeutes.com/index-des-disciplines

O Do In: a auto-massagem japonesa para a saúde

Proveniente da medicina tradicional chinesa, mais precisamente do shiatsu e da digitopunctura, o Do In é uma técnica de automassagem muito utilizada para todos os mal-estares do quotidiano. Do japonês, significa literalmente “a via da energia” (Do = a via; In = energia). Esta abordagem associa respiração, alongamentos e estimulação de pontos de acupunctura (“tsubos” em japonês) pela automassagem. Os resultados são a descontracção, o bem-estar e o reequilíbrio das energias.

Para quem e porquê?

Este método destina-se a todas as pessoas. Pode ser praticado sozinho e em variadas circunstâncias tanto para manutenção da saúde (automassagem de certos pontos energéticos pela manhã para começar o dia ou estimulação de pontos relaxantes ao final do dia para libertar tensões e descontrair); quanto para aliviar maleitas do dia-a-dia (problemas de sono, cansaço, stress, tensões musculares...).

Não se fala propriamente de uma consulta, dado que o Do In pode praticar-se por breves instantes ao longo do dia (transportes, escritório...). Em geral utilizam-se apenas três dedos (polegar, indicador e médio), se bem que a palma da mão também possa ser utilizada em certas zonas. Para um efeito tonificante (de manhã, por exemplo) aplicamos uma pressão forte e fugaz. Pelo contrário, para um efeito relaxante (nomeadamente à noite), exercemos uma pressão suave mas mais demorada (1 minuto a 1 minuto e meio no máximo).

Interações do Leitor

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *