DESCODIFICAÇÃO BIOLÓGICA

Por Lucile de La Reberdière

Em https://www.annuaire-therapeutes.com/index-des-disciplines

E apontamentos a laranja de Manuela Godinho

Dar um sentido aos sintomas da doença

A doença (o mal-estar) é muitas vezes a resposta do cérebro a um choque externo. Este programa, posto em prática pelo organismo, permite assegurar a sua preservação. A descodificação biológica estipula que a compreensão deste processo permite desprogramar o cérebro, isto é, desembaraçar-se da doença. Para isso, a descodificação biológica ou bio-descodificação ou “desprogramação celular” procura dar um sentido aos sintomas. A doença já não é considerada uma fatalidade mas sim a expressão duma solução de sobrevivência face a uma situação conflituosa.

Uma sessão para quem e para quê?

Desenvolvida nos anos 80 por um médico alemão, (Dr. Ryke Geerd Hammer – que lhe chamou Nova Medicina Alemã), que desenvolveu um cancro nos testículos na sequência do filho ter sido assassinado, e depois pelo Dr. Claude Sabbah em França, a descodificação biológica explicita que todos os cancros são desencadeados por conflitos intensos e brutais, vividos interiormente com muita intensidade. A um nível mais vasto, a terapia indica que um choque emocional está muitas vezes na origem dum distúrbio de saúde e estabelece ligações precisas entre os órgãos e os tipos de conflito. Toma completamente em conta a tríade mente-cérebro-corpo na cura das doenças.

Visto a patologia situar-se no cruzamento do físico e do psicológico, os tratamentos propostos circunscreverão três planos: físico, com a limpeza do organismo e a higiene de vida; psicológico com um trabalho sobre a história pessoal, os medos e o sistema de crenças; energético, com a eliminação de energias estagnadas ou perversas. Esta atitude pede ao paciente uma reflexão pessoal minuciosa acerca das suas emoções e resistências, que o terapeuta ajudará a retirar a fim de dar lugar à compreensão da razão de ser da doença.

A descodificação biológica pode ser útil a toda e qualquer pessoa desejosa de transformar um aspecto da sua vida, que apresente um sintoma incomodativo ou invalidante ou que deseje aceder às suas capacidades mais profundas para melhor viver a sua vida. A terapia é também particularmente interessante aquando dum acidente, um luto, um desejo de ter um filho ou após um parto.

O Dr. Claude Sabbah, fundador da Biologia Total e um especialista do cancro, estudou com o Dr. Ryke Hamer. Desenvolveu o trabalho do Dr. Hamer ao descobrir outros distúrbios emocionais ligados a doenças. A sua teoria afirma que os traumas e erros dos nossos antepassados podem afectar-nos hoje. Descobriu também que os traumas antes e durante a gravidez têm consequências no feto. Essa é a razão por que os bebés e as crianças pequenas podem ficar seriamente doentes.

Algumas informações úteis sobre uma sessão

Na sessão, procurar-se-á explorar o sentido do sintoma (para que serve?) e o seu simbolismo (para onde nos está ele a enviar?). As emoções que surgem correspondem ao corpo que liberta a energia estagnada, activando as capacidades de auto-cura. Não existe uma sessão-tipo porque o tratamento e a duração dependem da problemática pessoal.

Por outro lado, a descodificação biológica pode ser praticada por diferentes tipos de terapeutas e conjuga-se bem com as terapias manuais energéticas: cinesiologistas, terapeutas psico-corporais, hipno-terapeutas, terapeutas em reiki, osteopatas, enfermeiros independentes. Além disso, empregam-se ferramentas práticas para apoiar este trabalho de libertação: palavra, PNL (programação neuro-linguística), hipnose ericksoniana, psico-geneologia, movimento e desenho espontâneo com os olhos fechados.

Em Portugal, há médicos de família independentes que, tendo estudado a Nova Medicina Alemã com os pressupostos do Dr. Sabbah, a praticam com o apoio da acupunctura e da homeopatia

Interações do Leitor

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *