CURANDEIRO

Por Lucile de La Reberdière

Em https://www.annuaire-therapeutes.com/index-des-disciplines

(comentário entre [.] por Isabel Silva)

Um magnetismo de cura

Curandeiro é um termo geral para uma pessoa que pode curar naturalmente certas doenças. Esta capacidade existe em todas as civilizações, faz parte da cultura popular ocidental há vários séculos. Diferentes especialidades coabitam, mas nenhuma é oficialmente reconhecida como uma prática médica.

Uma sessão com um curandeiro: para quem, para quê? 

A actividade do curandeiro é frequentemente comparada à do radiestesista ou do “endireita”. Se todos podem aliviar dores ou distúrbios, os seus campos de acção diferem: o radiestesista usa um pêndulo para identificar a fonte energética da doença, e o “endireita”corrige os membros através de manipulações. O curandeiro trabalha com o seu próprio magnetismo.

Não é incomum um curandeiro chamar-se magnetizador. Alguns são também associados à função de "cortador de fogo". O magnetismo é um fenómeno físico invisível, específico da Vida, que engendra correntes electromagnéticas naturais. O curandeiro-magnetizador direcciona essas forças para "recarregar" o fluxo de energia da pessoa. Não visa curar a doença, mas restaurar o equilíbrio da energia vital. É a activação do sistema de autocura que remove os sintomas.

O magnetizador é um curandeiro sistémico, pois visa o plano físico, psíquico, emocional e energético. Embora não seja [ainda claramente] explicada cientificamente, a prática traz alívio e conforto às pessoas que não encontram soluções médicas para determinados problemas ou desejam complementar a acção.

O curandeiro recebe adultos e crianças e lida com doenças persistentes como eczema, psoríase ou ansiedade e falta de autoconfiança.

Algumas informações úteis para uma sessão com um curandeiro

O curandeiro que trabalha com o magnetismo não toca, mas coloca as mãos acima da parte a ser tratada, seja um membro ou uma zona energética como a aura. No magnetismo, a energia flui através da matéria e do invisível. É por isso que um curandeiro pode intervir remotamente, através de uma fotografia.

A radiestesia pode ser aprendida (embora surja de uma sensibilidade natural); a acção do curador-magnetizador, como a do “endireita” e do “cortador de fogo”, geralmente faz parte de uma capacidade inata ou transmitida de geração em geração, com base em experiências empíricas. Fala-se de um "dom", que exige ser treinado para ser eficaz. É possível afinar essas capacidades através de formação privada. Algumas escolas afirmam que todos possuem um certo magnetismo natural e que podem aprender a desenvolvê-lo em prol do bem-estar. A parte [ainda pouco compreendida] do dom e da personalidade do curandeiro promove o sentimento de adesão e pode ter um efeito positivo sobre a pessoa doente. Uma sessão terá pelo menos 1 hora de atendimento. Apenas uma sessão pode ser suficiente

Interações do Leitor

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *