CRONOBIOLOGIA

Por Caroline Morel

Em https://www.annuaire-therapeutes.com/index-des-disciplines

Respeitar o nosso relógio biológico para viver melhor

A cronobiologia é uma disciplina que estuda as relações entre o tempo e os seres vivos. Na cronobiologia, o tempo tem uma influência vital sobre o nosso organismo, pois o nosso corpo responde a múltiplos ritmos biológicos. Três deles são fulcrais e regulam grande parte das nossas funções vitais. O primeiro é o ritmo circadiano, sincronizado com o ciclo do dia de 24h. O segundo é o ritmo ultradiano, sobre um período de algumas horas. O terceiro ciclo, infradiano, inscreve-se num tempo mais longo, equivalente a um mês ou a uma estação. Estes três relógios controlam inúmeras funções do nosso organismo e a sua correcta sincronização determina o nosso bem-estar quotidiano.

Produção de hormonas, variações térmicas, digestão, assimilação, renovação celular ou fertilidade, todas estas funções devem estar sincronizadas para preservar a harmonia no nosso funcionamento biológico. A desregulação de um dos nossos relógios biológicos pode causar perturbações psíquicas (sono, comportamento) e importantes perturbações fisiológicas. A cronobiologia estuda, portanto, estes ritmos assim como as consequências da sua perturbação. Ajuda a sincronizar o relógio biológico do paciente com as suas diversas actividades quotidianas.

Uma sessão com um terapeuta em cronobiologia: para quem, para quê?

A cronobiologia vai ajudá-lo a descobrir o seu ritmo biológico, a viver respeitando esse ritmo e a saber que horários lhe convêm melhor para certas actividades. A cronobiologia tem em conta este ritmo na alimentação, na actividade física, ou na toma de certos tratamentos, permitindo estar menos cansado, menos angustiado, menos nervoso, mas também mais eficiente. É muitas vezes utilizada no reequilíbrio alimentar ou na optimização do treino desportivo e nos problemas de stress, depressão ou perturbações do sono.

Algumas informações úteis sobre uma sessão

Com quem?

É geralmente junto de um naturopata ou nutri-terapeuta que se realizam as sessões de cronobiologia.

Desenrolar de uma sessão

Após uma conversa e balanço completo e global dos seus hábitos de vida (saúde/alimentação/sono), o terapeuta aconselha mudanças de hábitos e horários, para optimizar a eficácia das actividades quotidianas. Traz conselhos personalizados e estabelece um ritmo mais adaptado ao organismo do paciente. A primeira consulta dura em média 1h30 para fazer o balanço e reequilíbrio necessário. As sessões seguintes, de controlo e acompanhamento, duram em média 45min.

Interações do Leitor

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *