BIOENERGIA

Por: Caroline Morel

Em https://www.annuaire-therapeutes.com/therapies/17-bioenergie

A Bioenergia é uma terapia holística que se baseia no facto de que cada pessoa é composta por campos energéticos e que qualquer patologia física ou psíquica está ligada a um desregulamento desses campos. Mede e analisa os campos energéticos, encontra e corrige os seus desequilíbrios e ajuda a energia a circular correctamente no organismo para harmonizar os centros de energia vital: os chacras.

A Bioenergia considera que a estrutura energética de um indivíduo é simultaneamente de natureza térmica, magnética e eléctrica. O nosso organismo produz uma energia que se reparte e circula simetricamente a partir de um eixo central do corpo físico, passando pelos chacras. Essa energia irradia também à volta do corpo humano: é aquilo a que se chama aura. A aura é uma campo energético subtil que se pode sentir, analisar e sobre o qual se pode trabalhar para restabelecer as desordens físicas ou psíquicas. Os campos de energia que compõem a nossa aura estão directamente ligados aos principais chacras, por sua vez relacionados com os nossos principais centros nervosos.

Uma sessão: para quem e para quê?

Problemas afectivos ou relacionais, luto, choque, perda de um emprego perturbam a alimentação energética das células e dos órgão, que acabam por deixar de funcionar correctamente. O terapeuta bioenergético analisa a origem dos bloqueios e trabalha as perturbações do fluxo de energia. Ajuda a restabelecer a circulação energética para desbloquear tensões musculares, psíquicas ou emocionais. A terapia bioenergética é tonificante e revitalizante. Melhora a performance física e intelectual, estimula a imunidade, permite manter a saúde e ajudar os processos de reparação. Optimiza a vitalidade, melhora as capacidades de auto-cura, permite ultrapassar algumas perturbações pós-traumáticas ou dificuldades sexuais. É recomendada na gestão da ansiedade ou do stress e nos casos de depressão. É aconselhada também nos casos de asma, alergias, disfunção da tiróide e para dores de cabeça ou perturbações digestivas.

Uma sessão

Com quem?

Os terapeutas que praticam bioenergia associam muitas vezes este conhecimento com outras especialidades em terapia energética como a bioressonância, o biomagnetismo ou o reiki. Por vezes há osteopatas, quinesioterapeutas ou magnetizadores que praticam a bioenergia, assim como terapeutas que praticam a MTC (Medicina Tradicional Chinesa).

Uma sessão

Regra geral, a primeira sessão pode durar entre 1h30 a 3 horas. É uma sessão de conversa entre o paciente e o terapeuta, seguida de um balanço energético.

Esse balanço pode ser estabelecido com o auxílio de instrumentos de medição eléctricos ou electrónicos modernos ou com métodos mais tradicionais. Existem vários tipos de aparelhos de teste energético, como a antena de Lecher, o Quantacmos ou o testador energético. São totalmente indolores e permitem medir diferentes parâmetros do sistema energético duma pessoa, assim como a sua qualidade vibratória, e detectar os elementos perturbadores.

O terapeuta pode utilizar métodos mais tradicionais, muitas vezes com origem na MTC, como a observação da cor da cara, a tomada de pulso chinesa, o tom da voz, a qualidade da respiração ou o aspecto da língua. Estabelece assim um estado completo das energias do paciente, para detectar a origem dos bloqueios e orientar a terapia para as principais zonas a tratar.

A correcção e anulação dos bloqueios fazem-se por imposição das mãos, por pressão em pontos de acupunctura, ou por exercícios posturais ou respiratórios. O terapeuta pode também recomendar produtos naturais de alta qualidade vibratória (óleos essenciais, minerais e oligoelementos) que favorecem o retorno ao equilíbrio energético.

Interações do Leitor

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *