Adaptado de WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre.
Definição
A biodança (do espanhol biodanza, neologismo do grego bio (vida) com o espanhol danza: literalmente, "dança da vida") é um sistema de integração e desenvolvimento humano baseado em "vivências" (experiências intensas no "aqui e agora") possibilitadas por meio de movimentos, música e de situações de encontro não verbal dentro de um grupo. Tais vivências contribuem para a regulação de processos biológicos responsáveis pela homeostase do organismo e pelo desenvolvimento de potenciais genéticos. Estudos têm indicado que a biodança é eficaz na melhoria da qualidade de vida de pacientes com dor e com ansiedade.
A biodança é definida, nas palavras de seu criador, Rolando Toro Araneda, como "um sistema de integração humana, de renovação orgânica, de reeducação afectiva e de reaprendizagem das funções originais da vida". A biodança é indicada no tratamento do stress, de Parkinson, de Alzheimer, de anorexia, de bulimia, de deficiência sensorial e de deficiência motora. Mas, apesar de produzir efeitos terapêuticos, a biodança não é, apenas, uma terapia, um desporto ou uma dança. É uma verdadeira pedagogia da arte de viver, uma poética do reencontro humano e um convite para que se crie uma nova cultura baseada no som da vida. Seus objectivos são a promoção da saúde, da consciência ética e da alegria de viver.
As cinco linhas experienciais da biodança são:
- vitalidade – vista como fonte e expansão da energia vital profunda e do impulso existencial;
- sexualidade – vista amplamente como o desenvolvimento do contacto sensível e progressivo natural;
- criatividade – vista como o desenvolvimento da capacidade de renovação do ser e de renascimento interior;
- afectividade – tratada como pesquisa e obtenção da nutrição emocional oriunda da expressão afectiva espontânea, com os outros e por extensão com a natureza;
- transcendência – segundo a evolução da consciência e o desenvolvimento da consciência como ser participante e integrante da harmonia cósmica.
História
O "Sistema Biodanza" foi criado nos anos de 1960 pelo antropólogo e psicólogo chileno Rolando Toro Araneda. Em 1964, Rolando iniciou as primeiras experiências de danças com doentes mentais internados no hospital psiquiátrico de Santiago. Inicialmente, o seu sistema tinha o nome de "psicodança". Actualmente, encontra-se difundido em diversos países, incluindo países da América Latina, Europa, Canadá, Japão e África do Sul.
A biodança não surgiu como matriz ideológica nem como movimento de tendência religiosa. A busca do sagrado, no entanto, existe, uma vez que para os seus adeptos é absurda a separação entre o sagrado e o profano, operada por diversas religiões.
Definições de Rolando Toro
Nas intenções de Rolando Toro, a biodança destina-se à integração do núcleo de identidade profunda do ser humano, com a consequente revelação da sensibilidade perante a vida e as suas manifestações, assim como a uma auto-evolução no sentido ontológico do termo, através de um processo de transformação natural.
Nas palavras do próprio Toro, a biodança é "um sistema que reintegra os seres humanos para que vivam a vida plenamente, com toda a sua intensidade. Temos, pouco a pouco, esquecido a importância de coisas tão fundamentais para conseguir uma vida feliz como respirar, caminhar, comunicar emoções e sentimentos, compartilhar, amar... Como dizer, esquecemo-nos de sentir.
A biodança pretende despertar estas funções inatas do ser humano que estão quase totalmente reprimidas na nossa civilização. Utilizamos uma metodologia simples e efectiva que facilita a conexão de cada um consigo mesmo (suas necessidades e desejos), com os semelhantes (amigos, familiares, companheiros...) e com o universo (o entorno imediato e mais além). Porque é indispensável que esses três níveis de comunicação estejam integrados".
Deixe um comentário